quinta-feira, junho 07, 2007

Sobre Macondo

Sem Solidão

Foi em Alexânia, cidadezinha a 90 quilômetros de Brasília, a festa no Hotel Fazenda de meu amigo, jornalista e cineasta Ronaldo Duque.
Macondo - a Vila mágica onde se desenrola o enredo do livro do mestre Gabriel Garcia Marques, o Gabo, é também o nome do recanto de Duque.
A festa promovida foi em comemoração aos 40 anos da publicação de "Cem Anos de Solidão", a obra-prima do único Nobel de Literatura de um latino-americano.



Comidas típicas da Colômbia, Lambrusco e Jhonny Walker Black, tintos Concha y Toro, cervejas geladas e muito papo alegre, com uma grata surpresa. Por lá apareceram a Leila Jinkings e seu marido, o médico e militante do PC do B, Sidnei Liberal. Duas pessoas prá lá de especiais.









No domingo, pela manhã, fomos em caravana, a Olhos D'água, distante 18 quilômetros de Macondo, onde a Prefeitura realizou na Praça central da cidade a 68.o edição da Feira do Troca. Um fuzuê cultural-comercial, onde o escambo imperou e a arte aflorou pelos pólos.



Duque, como era de se esperar, surpreendeu moradores e turistas ao levar, em seu belo ônibus Mercedes-Benz, 1975, completamente restaurado e todo original, chamado de Pryscilia - A Rainha do Cerrado -, uma trupe absolutamente fantástica que invadiu o gramado da praça.



Foi um sucesso retumbante. Duque estreando sua nova Panasonic de última geração, e eu, com minha surrada Sony, velha de guerra.







No intervalo, tomamos umas cervejas estupidamente geladas num barzinho batizado de "Negócios de Domingo", genial.

Como o povo goiano é criativo!

Filmamos tudo. Estou editando o material e vou publicá-lo nesse espaço. Aguardem.

Vejam os pergaminhos que resumem o que foi a festa de três dias e três noites.

2 comentários:

morenocris disse...

"sangue de índio chamando índios pra fogueira"... legal!

A-D-O-R-E-I !

As suas sugestões... olhe vc é único !

Eu não conhecia Yanni e The Corrs(loucura). O Madredeus já...mas aquele endereço eletrônico é lindo!

O blog de rock é perfeito! tudo no seu devido lugar! vou linká-lo depois, assim como este aqui!

Entrei neste post porque falas da Leila Jinkings. Nem sei se ela ainda lembra de mim...pois está afasta daqui faz tempo. Mas...a livraria Jinkings é o meu ponto de encontro com a Carol, sobrinha da Leila. Vou lá quase todos os dias. Fica bem pertinho de casa.

Parabéns! Tens uma sensibilidade à flor da pele!

Na próxima terça-feira(12), será o dia dos namorados. Vou escolher uma música do The Corrs.

Deixe eu me situar pra vc. Em Belém temos vários blogs e cada um com uma linha edotrial diferente.
Ótimo! Então, a minha é falar do amor dos filósofos, grandes pensadores, cientistas, intelectuais, peças literárias da nossa gente(nossos índios). Já coloquei poesia do Hiroshi, do Ademir Braz...estou aguardando tantas outras dos outros municípios. Este último é compreensível - divulgar o que é nosso e que ninguém conhece, OK?
Mas a primeira...surgiu em decorrência da surpresa das pessoas ao se depararem com uma poesia do Lúcio(única digitalizada). A obra fala de seu amor em 1969, feita em São Paulo.
Todos viram o "homem" Lúcio. Incrível! Recebi e-mails, ligações, as pessoas falavam comigo na rua...todos surpreendidos. Pode isso? como se ele não pudesse amar, fazer sexo...Daí, segui esse caminho.

Outra, coloquei o amor, segundo Platão. Marx falando das mulheres e se declarando para a esposa dele...meu Deus...as pessoas ficaram tontas...e o Jen-Paul Sarte com a Simone...caramba, as pessoas...eu não entendo...e ainda tem a Hannah Arendt...

Você acha que eu estou indo pelo caminho errado? Está feio o meu blog? Não faz sentido tudo isso?
O que você pensa a respeito?

Sua opinião é importante para mim!

Isso é uma conversa de caboclo!

Beijos.

Val-André Mutran  disse...

Cris obrigadíssimo pela força. Muito obrigado mesmo.
- Olha. Você escolheu uma linha belíssima, de pessoa que revela muita sensibilidade, afora o resgate de pedaços de puro sentimento dos autores espalhados pelo nosso gigantesco Pará.
Quem disse que o Lúcio não pode!? Todos podemos e devemos amar, amar amar.
Eventualmente enveredo pela escrita poética. Algo difícil e que prefiro
saborear lendo os que realemnete foram escolhidos por Deus para essa bela arte.
Eis uma pequena tentativa do que te digo:
Clique aqui> http://blogdovalmutran.blogspot.com/2007/05/poesia-da-madrugada-fria.html
A Leia e o Sidnei Liberal são duas pessoas maravilhosas.
Passei à ela uma relação do bons blogs paraenses para ela "matar as saudades".
Envie o seu e-mail que repassarei à ela.
Um abençoado feriado para você e todos os teus amores, querida.