segunda-feira, novembro 20, 2006

Câmara lança projeto 'Personalidade' com Ariano Suassuna

Ag. Câmara

A Câmara lança amanhã a série de entrevistas "Personalidade", cujo conteúdo será reproduzido pelos veículos de comunicação da Casa (TV, agência, jornal e rádio). O primeiro entrevistado é o dramaturgo e escritor Ariano Suassuna. Para marcar o lançamento, o próprio Ariano ministrará uma de suas aulas-espetáculo no auditório Nereu Ramos, às 19 horas. A aula-espetáculo será gratuita e aberta ao público.

A entrevista com o escritor ocorreu em Recife e rendeu um programa de uma hora de duração, que estréia na TV Câmara domingo (26), às 20 horas. A conversa estará disponível no dia seguinte na Agência Câmara. Os melhores momentos serão veiculados ainda pela Rádio Câmara e publicados pelo Jornal da Câmara.As próximas edições do Personalidade terão como convidados o iatista Lars Grael, o antropólogo Roberto DaMatta e o economista Luciano Coutinho. A proposta do programa é discutir a sociedade brasileira a partir de personalidades de renome nacional.

Biografia- Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa (PB), em 1927. Aos 19 anos, entrou para a Faculdade de Direito do Recife, onde conheceu um grupo pessoas interessadas em arte e literatura, entre as quais Hermilo Borba Filho, com o qual fundou o Teatro de Estudantes de Pernambuco.

Em 1947, escreveu sua primeira peça de teatro, "Uma mulher vestida de sol". Em 1970, lançou na capital pernambucana o Movimento Armorial, com o concerto "Três séculos de música nordestina: do barroco ao armorial", além de uma exposição de gravura, pintura e escultura. Também na década de 70, foi secretário de Educação e Cultura do Recife e doutorou-se em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ensinou Estética e Teoria do Teatro, Literatura Brasileira e História da Cultura Brasileira. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1989. É autor, entre outras obras, de "Auto da Compadecida" (1955), "O Santo e a Porca" (1957), "Farsa da Boa Preguiça" (1960) e "Romance da Pedra do Reino e o Príncipe de Sangue do Vai-e-Volta" (1971).
Reportagem - Antonio Vital/Assessoria de ImprensaEdição - Pierre Triboli

Nenhum comentário: