terça-feira, novembro 21, 2006

100 gb por segundo


Proeza da ciência

Pesquisadores de uma empresa californiana conseguiram realizar pela primeira vez transmissões de 100 Gigabits por segundo através de uma rede Ethernet. De acordo com o site Ars Technica, a demonstração foi feita na convenção americana Super Computing Show e utilizou cabos de fibra óptica transmitindo dados através de uma rede de 4 mil quilômetros de extensão.

O sinal foi transmitido (ida e volta) entre as cidades de Tampa, na Flórida, e Houston, no Texas, e utilizou uma infra-estrutura já existente de 10 Gbps. O sinal de 100 Gbps foi "fatiado" em dez transmissões de 10 Gbps enviadas em paralelo através da rede da companhia de telecomunicações Level 3. A divisão foi feita baseada em um algoritmo desenvolvido na Universidade da Califórnia, capaz de preservar a ordem dos pacotes, conforme noticiou o site GigaOm.

A Infinera, que realizou o feito, afirma que esta foi a primeira vez que dados foram transmitidos com sucesso a 100 Gbps através de uma rede de 10 Gigabits. Embora os provedores não venham a oferecer este serviço a curto prazo, a nova tecnologia será uma forma de acomodar o crescente uso de largura de banda sem que a infra-estrutura precise ser modificada completamente.

O crescente uso de vídeos online demanda uma banda ainda larga da rede, o que tem sido alvo de preocupação de especialistas recentemente. "Da maneira que a demanda por banda está crescendo hoje em dia, nós precisamos de 100 Gbps agora", declarou Drew Perkins, CTO da Infinera.

Mês passado a Nippon Telephone and Telegraph conseguiu atingir a marca de 14 Terabits por segundo de transmissão, banda suficiente para lidar com todo o tráfego estimado diário do popular site de vídeos YouTube em apenas 15 segundos. Porém, a NTT utilizou uma rede de fibra óptica de 1 Tbps, muito superior às existentes em outras partes do mundo, cobrindo uma distância de apenas 160 quilômetros.

Magnet

Nenhum comentário: